11 de novembro de 2008

Desaparecimento de cadáveres

Do jornal O País: "Jalito Assis morreu vitima de acidente de viação no dia 28 de Setembro, em Nampula. Dias depois, quando a família já se havia preparado para o enterrar, descobre que o corpo do seu familiar desaparecera da morgue do Hospital Central de Nampula. Até ao momento, ninguém sabe explicar em que circunstâncias tal situação aconteceu, muito menos para onde terá sido levado o corpo do malogrado."
Como protesto "a família decidiu realizar funeral, este domingo, à entrada do banco de socorros do Hospital Central de Nampula. A medida surge na sequência da demora do hospital de dar a resposta sobre o paradeiro do referido corpo." Refere ainda o jornal que a família "garante que todas as outras cerimónias relacionadas vão passar a realizar-se em frente daquela unidade sanitária."
O jornal recorda que "no mês passado, a PIC chegou a investigar uma pista que dava indicação de que o cadáver de Jalito Assis teria sido enterrado em Pemba, mas não passava de falso alarme. Devido á provável falta de provas, a polícia já libertou os 6 funcionários da morgue que haviam sido detidos em conexão com o caso."
A notícia termina lembrando que "está também por explicar o caso do cadáver de Bovoza Fumo, desaparecido da morgue do Hospital Central de Maputo, há mais de três semanas, que morreu vitima de espancamento na sua residência em Maputo."

Sem comentários: