17 de janeiro de 2009

Leitura

Na crónica Extras de Pedro Nacuo, inserida no Notícias, com o título A cólera não deve vencer! podem ser lidos 2 apontamentos sobre Pemba dignos de registo.
Ainda referente ao ataque da população a um Posto de Combate à Cólera, diz o articulista que o chefe do bairro de Chiwiba declarou ter recebido cloro mas que não o distribui alegadamente porque teme que as populações lhe possam fazer mal à semelhança do que aconteceu no bairro Eduardo Mondlane, seu vizinho, por sinal.
Outro referente à prática do fecalismo que havia obedecido um interregno que agora foi quebrado. Já voltou a ser difícil passear pela marginal da Inos, Paquitequete, Ingonane, Maringanha, Nanhimbe, sob o risco de ser confundido com quem foi defecar. O cronista remata o tema com delicioso pragmatismo - Já voltou a ser arriscado “conquistar” alguma beldade na orla marítima de Pemba, sob o risco de seres responsável por atrasar a sua viagem com destino à defecação, assim como todo o cuidado é pouco em relação a quem acaba de lá vir. E como não anima “paquerar” quem acaba de defecar, é só mirar as beldades que pululam pelas praias, porque não se sabe se vão ou vêm ou se são simplesmente transeuntes.

Sem comentários: